30 de maio de 2011

ARTIGO DE OPNIÃO



Apresentação:        

O trabalho foi elaborado pela equipe com base no ponto de vista formal de cada um dos membros, colocando ênfase na Arte da Administração, que está presente em todos os objetivos almejados pelo homem tanto profissionalmente quanto pessoalmente, pois com boa administração se consegue bons resultados.



A administração como arte

A arte de administrar é muito importante, pois acontece desde o inicio da humanidade podendo assim dizer que o primeiro administrador foi Adão que colocou nome nos animais, além de cultivar e zelar.  Mas a teoria da administração foi iniciada por Taylor (Frederick Winslow Taylor mais conhecido por F. W. Taylor foi um mecânico estadunidense) considerado Pai da Administração Cientifica.

Em meados do século XVIII com o advento da revolução industrial, esta arte tornou-se mais presente e necessária para existência das organizações, pois com o crescimento das empresas e conseguintemente aumento na produção veio as máquinas e isso favoreceu o   aumento no contingente de trabalhadores, com esses acontecimentos procurou-se formas de administração adequadas  para manter  uma organização.
A administração consiste na compreensão do momento atual, e não na servil continuidade do passado. Administrar empresas é uma função que se reparte, com outras funções especiais, entre a cabeça e os membros do corpo social, para com isso alcançar o sucesso. Coordenar recursos, direções e controles capazes de fazer com que a organização alcance seus objetivos, atendendo sempre às necessidades do mercado e principalmente compensando e motivando as pessoas é uma das estratégias de uma boa administração.
Segundo Tânia Mer Idalêncio administrar é muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas... Muito mais do que uma ciência, a Administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso é uma verdadeira obra-prima. ¹
Outro aspecto muito interessante e inerente na Arte de Administrar é a sensibilidade aguçada que o líder ou gerente moderno necessita ter, pois através dela ele gerência conflitos, conhece seus colaboradores, entende a organização como um todo e obtêm as informações necessárias para a tomada de decisões, nos dias de hoje o profissional com essas habilidade é detentor de uma grande fatia do mercado de consultorias, pois essa é uma habilidade crucial para realização de tarefas que requerem decisões complexas e perspicácia diante do resultado final que é a sobrevivência da organização diante do mercado competitivo e globalizado em que vivemos.  


Conclusão:  

Ao elabora esse trabalho percebemos que administração não é apenas uma ciência, mas também uma arte que nos proporciona objetividade no que fazemos. Mas percebemos que tudo no mundo precisa ser administrado para se obter bons resultados nos objetivos desejados. E para ser um bom administrado não precisamos apenas aprender uma profissão como ciência mais temos que ter vocação para exercê-la. 
A arte de administrar está bastante vinculada à questão de solucionar problemas.







Referencias:



Fonte: Henry Ford, 1922 - Industrial automobilístico,

(Fayol , 1968 , p.21 ) e Adriana Nascimento.





Trabalho apresentado a Faculdade Castro Alves, curso de administração, em cumprimento das exigências da disciplina de Língua Portuguesa, sob a responsabilidade da professora Isolda Vieira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário